Conferência Final de Série

Identificação

 

Privilegiando a metodologia da Educação por Princípios, a Conferência Final de Série condiz a uma avaliação realizada ao fim do ano letivo a fim de conferir parte do conhecimento adquirido pelo estudante no processo de ensino e aprendizagem. Esse trabalho promoverá os passos da EP, os quais são: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar.

A CFS está sistematizada em duas etapas

    I - Trabalho escrito;

    II - Apresentação oral.

 

Justificativa

 

Sabemos que Deus criou o homem dotado de uma mente intelectual privilegiada e com habilidades de comunicação com o objetivo de que existissem relacionamentos. Somos seres racionais e temos a disposição um instrumento muito importante: a linguagem.

A todo instante estamos sendo participantes de uma situação comunicativa. Situação Comunicativa é o contexto em que se insere o ato da comuicação. Por exemplo, um diálogo entre pais e filhos, a oração, uma conversa entre amigos e outras situações que nos permitem estabelecer a interação, o troca de informações.

A aptidão de nos comunicarmos uns com os outros e com Deus é parte de Seu plano para nossa vida. A relevância desse trabalho está no fato de que o aluno poderá ser aprimorado na arte da comunicação, aprendendo a escrever e falar com clareza, desenvolvendo, assim, a habilidade de defender o que acredita, dando a razão de sua fé, com convicção.

 

Objetivos

 

  • Avaliar a verdade de todas as outras comunicações pela Bíblia, uma vez que somente ela é a verdade absoluta;

  • Desenvolver a autonomia necessária enquanto estudantes, a fim de que os alunos se tornem pesquisadores e produtores de conhecimento e não apenas consumidores.

  • Desenvolver a apreciação pela capacidade de falar e ouvir.

  • Desenvolver a oralidade clare e precisa, pois temos como responsabilidade falar claramente, tanto na pronúncia quanto em significado.

 

Referências bíblicas

 

A bíblia é o nosso tesouro literário, a nossa referência. A autoridade da bíblia excede a de qualquer outra literatura e tem modelado muito do pensamento e da literatura humana. É nesse livro que fundamentamos esse importante trabalho.

 

"O soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto.

Ele me acorda manhá após manhã, desperta meu ouvido

para escutar como alguém que está sendo ensinado". Isaías 50:4

 

"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria natureza divina, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis". Romanos 1:20

 

"E aconteceu que, passado três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores,

ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que ouviam admiravam a sua inteligência e respostas". Lucas 2:46-47

 

"Com o coração vibrando de boas palavras recinto os meus versos em honra do rei;

seja a minha língua como a pena de hábil escritor". Salmos 45:1

 

Relacionando através de princípios

 

  • Soberania: Deus é uma divindade pessoal, que se comunica; Ele deseja que conheçamos os Seus pensamentos. Nossa mente deve estar a todo tempo ocupada com aquilo que é puro e íntegro. Somos responsáveis pelo o que ocupa nossos pensamentos;

  • Caráter: O desenvolvimento de um bom caráter está intrinsecamente relacionado ao trabalho. Essa avaliação final promove um caráter diligente, preciso, persistente, zeloso, criativo etc;

  • Mordomia: Deus se preocupa com a comunicação para que seja clara e facilmente inteligível. Redigir um texto não parece tarefa descomplicada para uma boa parte dos usuários da língua, dadas às habilidades que a modalidade escrita da linguagem requer e que muitas vezes não se encontram assim tão aprimoradas. Outro aspecto, que também deve ser levado em conta, diz respeito ao fato de que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para o interlocutor, e assim, para que isso ocorra, a mensagem tem de estar clara, precisa e coerente.

  • Autogoverno: Os escritos das pessoas refletem seus pensamentos e desejos interiores. Por isso é tão importante que nos tornemos habilidosos em escrever nossos pensamentos, fundamentando-os sempre nos princípios das Escrituras Sagradas.

  • Semeadura e colheita: A apropriação do conhecimento numa perspectiva bíblica protegerá o indivíduo de ser enreado com filosofia e vãs sutilezas

  • Individualidade: A capacidade de falar e de se comunicar de maneira intelegível foi um presente dado pelo Criador à sua criatura a fim de que existisse relacionamento. Podemos afirmar isso com base nas Escrituras e com o estudo mais aprofundado do completo, complexo e funcional aparelho fonador.

  • Aliança: Todo tipo de comunicação, seja qual for, trannsmite-nos uma mensagem, ou seja, possui uma finalidade específica, seja para instruir, informar, despertar emoções, entre muitos outros aspectos. A utilização correta da comunicação pode promover a unidade dos relacionamento. Usar as palavras de maneira adequada podem trazer muitos benefícios para o convívio entre as pessoas.

 

Relacionar

 

"Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino, a fim de que, pela paciência e pela

consoloção das Escrituras, tenhamos esperança". Romanos 15:4

 

"Poquanto, tendo conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível (...) pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém" Romanos 12:21-26

 

Deus, em todo o su amor por nós, nos dotou da Linguagem com interesse todo especial de nos ensinar pessoalmente os mistérios da Sua Criação. Dessa forma, temos o dever de não só cuidar bem da nossa linguagem como também de conhecê-la profundamente.

Através da apropriação da língua, escrita e oral, nos tornamos mais aptos a nos relacionarmos com o nosso Deus através da leitura de Sua Palavra e assim conhecermos Sua História e Seus Planos perfeitos expressos nas Escrituras Sagradas. Além de que podemos também conhecê-lo através do estudo da própria Criação. Através dessa aptidão, poderemos glorificar ao Criador através do conhecimento adquirido pelo estudo da Criação, assim como proclamar a mensagem de salvação ao mundo.

Esse trabalho, sendo realizado de maneira eficaz, exigirá uma pesquisa cuidadosa, documentação e capacidade de se expressar com sabedoria. Preparando, assim, nossos alunos para que se desenvolvam de forma holística, estando prontos a servir a Deus e ao próximo de maneira excelente!

 

"O Pregador, além de sábio, ainda ensinou o povo o conhecimento; e, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. Procurou o Pregador achar palavras agradáveis, e escrever com retidão palavras de verdade". Eclesiastes 12:9-10

 

 

 

Encontre-nos!

Colégio Batista VIda Nova

Rua Cícero Fernandes Pimenta, 433

Monte Castelo, 59146-190 Parnamirim

Entre em contato conosco!

(84) 3272-3432 / 98858-6164

Ou envie uma mensagem por aqui!

Escola associada:

O Colégio Batista Vida nova utiliza o: